Fonte: TV Cultura

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, é o entrevistado do Roda Viva desta segunda-feira (7).

Fachin assumiu a presidência do TSE em fevereiro e cumpre mandato até agosto, quando será substituído pelo ministro Alexandre de Moraes.

Camila Mattoso, diretora da sucursal da Folha de S. Paulo em Brasília, perguntou ao ministro sobre as cotas raciais, que muitas vezes não cumpridas pelos partidos.

“As cotas raciais são extremamente importantes. Precisam ser cumpridas e observadas. Elas partiram de um conjunto de pronunciamentos do próprio Poder Judiciário e do Tribunal Superior Eleitoral. Em relação à participação política das mulheres, na gestão da ministra Rosa Weber e a participação de negros na gestão do ministro Barroso, nós demos passos importantes adiante. Nesse incêndio que é um país que ainda não conseguiu olhar de frente para o seu passado escravocrata e acertar as contas com a história, a justiça precisa estar atenta ao cumprimento das cotas e a Justiça Eleitoral fará”, argumentou.

Participaram da bancada de entrevistadores Mariana Muniz, repórter do jornal O Globo em Brasília, Weslley Galzo, repórter do jornal O Estado de S. Paulo em Brasília, Felipe Recondo, diretor de conteúdo do Jota, Natália Leal, CEO da agência Lupa, e Camila Mattoso, diretora da sucursal da Folha de S. Paulo em Brasília. Há ainda a participação do cartunista Paulo Caruso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *